Você já teve ter visto em filmes, animes ou até mesmo nas próprias ruas do Japão aqueles pilares giratórios e coloridos. Assim como muitos, você se pergunta: “mas o que aquilo significa”?
Estes pilares, na verdade, não existem apenas no país asiático. Você poderá encontra-los tanto na Ásia, quanto na Europa e nos Estados Unidos. Quando o estabelecimento tinha este pilar giratório com listras nas cores vermelho, branco e azul, significava que o barbeiro, além do habitual barba, cabelo e bigode, também realizava extrações de dentes e pequenas cirurgias em seus clientes.
Originalmente, o vermelho representava o sangue arterial, o azul, o sangue venoso e o branco, a bandagem. Quando o pilar tinha somente as cores azul e branco, indicava que o barbeiro não executava a função de cirurgião. Desta forma, facilitava a identificação dos estabelecimentos que ofereciam ou não esse tipo de serviço.
Hoje em dia, logicamente não é mais assim, mas o pilar continuou sendo uma referência das barbearias tradicionais em vários países, inclusive no Japão. Dia após dia, estão sendo substituídos por salões de beleza modernos e sofisticados, mas ainda continuam a ter sua clientela fiel: homens de meia idade.