Com certeza você já viu esses bolinhos de arroz em animes ou filmes japoneses e ficou com muita vontade de comê-los. Estes bolinhos são chamados de Onigiri e são um dos alimentos mais populares no Japão.
Amados por pessoas de todas as idades, o Onigiri é um alimento versátil por possuir inúmeras formas de combinações de recheios, além de poder ser preparado com vários tipos de arroz. Trazemos para vocês 5 curiosidades sobre estes deliciosos bolinhos de arroz.
Onigiri realmente significa “bolo de arroz”
Nigiri (握り) significa “apertar” ou “segurar firme”. Já a tradução literal de Onigiri (おにぎり) é “bola de arroz”, embora nem sempre tenha o formato redondo. O formato mais comum é o triangular, muitas vezes embalado por nori (folha de alga desidratada). Onigiri também pode ser chamado de Omusubi (おむすび), derivado da palavra Musubi (むすび) que significa unir.
Onigiri é consumido como prato principal
O Onigiri está muito presente no dia-a-dia dos japoneses, sendo facilmente encontrado em lojas de conveniência, mercados e em merendas escolares das crianças. Restaurantes disponibilizam o prato em seu menu.
O Onigiri é um prato antigo
Há uma certa incerteza com a origem do Onigiri. Acredita-se que o “bolo de arroz japonês” surgiu em meados do século 11 pelo nome de Tonjiki. Há também quem diz que sua origem remete ao período Nara da história japonesa (710-794).
Era um dos alimentos dos samurais
Devido a sua praticidade e leveza, o Onigiri era enrolado em folhas de bambu e levado pelos samurais em suas viagens.
Possui inúmeros formatos
O formato tradicional do Onigiri é o triangular, aquele comumente visto em animações e filmes japoneses, mas o bolo de arroz japonês pode ser feito em forma redonda, oval, quadrada, retangular, etc. As crianças japonesas costumam levar em suas lancheiras Onigiris em formato de animais, como panda e ursos, ou até personagens de animes.