Que os gatos são animais adorados no Japão não é nenhuma novidade. Inclusive, existem algumas ilhas no país que se destacam por ter uma quantidade grande de felinos, ultrapassando até mesmo o número de humanos, como é o caso da Ilha Aoshima, que tem 120 habitantes felinos e apenas 20 habitantes humanos :) O amor dos japoneses pelos felinos realmente, não é de hoje.
Tanto que eles criaram os Nekogami Jinjas, santuários localizados em Kagoshima e Kannushi, nos quais os donos vão fazer pedidos e orações pela saúde e vida longa do seus felinos. São santuários xintoístas, ou seja, criados a partir de uma lenda. Os santuários possuem uma fonte d'água na entrada, onde os visitantes jogam moedas e fazem pedidos, logo na entrada, no torii (portão de entrada).
Torii de entrada do santuário Nekogami Jinja Cat Shrine
A lenda que originou os Nekogami Jinjas se refere a um grande samurai chamado Shimazu, que em 1572 viajou de Kyushu para a Coreia para a batalha de Kizakibaru, com sua comitiva e levou 7 gatos junto com ele. Nas pupilas dos gatos, o samurai conseguia decifrar as horas, o que o ajudou a ter uma ótima precisão de tempo durante sua longa batalha, permitindo vencer seu inimigo.
No final da guerra, apenas dois dos sete gatos sobreviveram e foram levados de volta a Kagoshima, como forma de gratidão ao serviço e lealdade prestados. Em 1062, o Shimazu construiu um santuário exclusivamente dedicado a eles.