Provavelmente você já viu uma máquina automática no Brasil. Trata-se de equipamentos que você coloca uma cédula de dinheiro em troca de refrigerantes, salgadinhos e chocolates. Familiar, não é mesmo?
Mas no Japão, as máquinas automáticas oferecem além de produtos como esses. Lá, podemos encontrar máquinas que oferecem sopas enlatadas, sanduíches, macarrão instantâneo, sorvetes, bananas e coisas mais inusitadas como guarda-chuvas e gravatas.
As máquinas chamam-se Jidouhanbaiki, que significa literalmente “máquina automática” e estão por todos os lugares! Você pode encontrá-las nas grandes avenidas, nas ruazinhas mais escondidas, nas estações de trem, nos templos, ao lado de plantações de arroz e até no topo do Monte Fuji. São mais de 5 milhões de máquinas espalhadas pelo país, sempre abastecidas e bem conservadas.
O Japão é sinônimo de tecnologia, velocidade e praticidade. Por isso, as máquinas automáticas do país são mais avançadas do que no Brasil. Elas aceitam moedas e até mesmo cartão pré-pago do transporte. Isso mesmo! Você pode utilizar seu “vale-transporte” para fazer compras nas Jidouhanbaiki.
E tem mais! Em algumas estações de grandes cidades tem máquinas mais tecnológicas. O visor é uma tela touch screen e um sensor identifica o gênero e faixa etária do cliente e, combinando o horário e a temperatura do dia, sugere a bebida mais adequada. Aí você escolhe se aceita a indicação ou não.
Não há duvidas de que as jidouhanbaikis facilitam e muito a vida dos cidadãos japoneses :D
Máquina automática de banana
Máquina automática de gravata
Máquina automática de ovos
Máquina automática de cerveja
Fonte: Japão em Foco, Rail Pass Brasil