O Outono (22 de setembro-21 de dezembro) é uma das estações mais belas do Japão devido a mudança da coloração das folhas, que vão ganhando vários tons amarelos, laranjas e avermelhados a partir de meados de setembro. Essa mudança é chamada de “Frente Koyo” e ocorre gradualmente do sul em direção ao norte do Japão. É um fenômeno monitorado pelas previsões astrológicas e noticiado constantemente na TV japonesa.
É uma tradição das famílias japonesas visitar lugares cênicos tradicionais nesta época do ano para apreciar as belas folhagens coloridas, como Tóquio, Kyoto e Nikko. O nome que se dá para este momento é “Momijigari”, que deriva da árvore Momiji (chamada em inglês de maple tree, ou bordô em português).
As paisagens são mesmo de tirar o fôlego e o sentimento que nos invade é de agradecimento. Nessa época também são realizados vários Momiji festivais em diversas regiões do Japão, como o Nagatoro Koyo Festival em Chichibu (Saitama), o Hirosaki Koyo Festival (Aomori), Arashiyama Momiji Matsuri (Kyoto), Meiji Jingu Matsuri (Tóquio), Korankei Momiji Festival (Aichi), etc
Assista o vídeo sobre a coloração das belas árvores do outono japonês:
Nesses festivais, eventualmente ocorre algumas atrações como danças típicas, apresentações de taiko e flauta, barracas de comida, etc. Assim como ocorre no Hanami (Primavera), muitos japoneses aproveitam para vestir trajes tradicionais (quimono) e aproveitam para tirar muitas fotos da paisagem do Outono.
Além disso, os festivais de colheita (matsuri) também são realizados, para comemorar a boa safra:
Fonte: Japão em Foco, Nós no Mundo