Certamente você já ouvir falar ou até mesmo provou o wasabi, não é? Em diversos restaurantes de cultura japonesa ele está presente, marcando presença nos pratos. É um tempero em forma de pasta, que se caracteriza pelo seu gosto picante e forte.
Mas o que exatamente é o wasabi?
O wasabi deriva da planta wasabia japônica, planta cultivada nos frescos planaltos de Amagi, na península de Izu, Shizuoka, Hotaka e Nagano. É da mesma família do repolho e cresce á beira dos rios, em solos com boa permeabilidade e longe da influência solar forte. Segundo especialistas, é uma das plantas mais difíceis de serem comercializadas, pois o período de plantio até a colheita é demorado – até três anos. Além disso, são poucos lugares no Japão que oferecem as condições climáticas para que a raíz se estabeleça.
Por esses motivos, tornou-se uma especiaria de alto valor. Em algumas feiras no Japão, pode custar cerca de U$ 170 o quilo.
Para que mantenha o sabor original, a raspa da raíz de wasabi deve ser consumida em até 20 minutos. Dessa forma, restaurantes ao redor do mundo costumam usar varições de wasabi, utilizando a mistura de rábano e mostarda, ou de raíz forte (cultivada na Europa).
Utilização na culinária
A primeira utilização do wasabi no sushi, em particular no nigirizushi, foi no período Edo (1603), tendo sido um verdadeiro sucesso, sendo consumido também em outros pratos, como as massas e arroz ochazuke. Atualmente, é utilizado para acompanhar sushi e sashimi.
Segundo Sato, chef de cozinha japonês, o importante é ajustar a quantidade de wasabi. “Se for demais, destrói o sabor dos ingredientes. Se for muito pouco, não pode satisfazer os clientes. Quando a porção de wasabi se equilibra com os ingredientes, o sushi se torna extremamente delicioso”.
Benefícios para a saúde
A planta possui propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e calmantes para o estômago. O Wasabi contém alil isotiocianato, um repelente natural que pode combater insetos encontrados nos alimentos. Além disso, suas propriedades nutricionais podem ajudar a aliviar os sintomas de diversos problemas de saúde tais como alergias, asma, câncer, inflamação e doenças neurodegenerativas, além de ajudar a dar um impulso ao sistema imunológico.
Também dizem que o consumo de wasabi ajuda a melhorar a circulação, reduzir o inchaço das articulações como artrite, além de combater doenças como osteoporose e do trato respiratório e cardiovascular. No entanto, vale lembrar que como costuma ser consumido em quantidades homeopáticas, nem sempre é possível usufruir de todos os seus grandes benefícios.
E você, aprecia o wasabi como acompanhamento do sushi? Conte para nós 😊
Fonte: Japão em Foco, Asahi, Mega Curioso