Parece a Times Square em Nova York, mas não é. O bairro Ginza em Tóquio é um dos bairros mais luxuosos e sofisticados do Japão, que abriga as maiores grifes do mundo, como Louis Vitton, Rolex, Dior Channel, Salvatore Ferragamo, Apple Store entre outras lojas famosas.
História
Ginza significa “lugar prateado”, nome dado por causa da antiga casa da moeda construída no local, em 1612. O bairro foi construído sobre um antigo pântano que foi preenchido no século XVI, no período Edo. Na Era Meji, em 1872 um incêndio destruiu a maior parte do bairro, e a sua reconstrução ficou marcada como um marco para a modernização do bairro.
Foto de Ginza em meados de 1890
Mercado e consumo
Além das lojas de grife, duas grandes lojas de departamento marcam presença no bairro: Matsuya e Mitsukoshi. As lojas possuem uma grande variedade de produtos (tais como conhecemos no Ocidente), como vestuários, cosméticos e utilidades domésticas.
Para as crianças, a atração é visitar a Hakuhinkan, uma das lojas de brinquedos mais antiga do Japão, fundada em 1899. Com seis andares cheios de brinquedos, muitos são inspirados nos personagens de mangá e animes japoneses.
O bairro também está repleto de lojas especializadas em um determinado segmento, como bolsas, roupas sob medida, roupa tradicional japonesa e até mesmo uma loja especialista em pérolas!
Culinária
Bistrô de culinária francesa em Ginza
Em Ginza, encontramos além do mercado de luxo, mas também, uma culinária gourmet inigualável. Nos restaurantes do bairro é possível saborear o tradicional sushi e sashimi, senbei (biscoitos de arroz), diversos tipos de doce de feijão azuki, chás de diversos aromas, saquês como shochu e nihonchu, kobe beef (a carne mais cara e famosa do Japão). A cozinha internacional também é marcante em Ginza: Croissants, tortas e petit fours a lá Paris, além de estabelecimentos voltados para a culinária italiana e chinesa.
O que achou de Giza? Um verdadeiro luxo, não é?
Fonte: Coisas do Japão, IPC digital